Pesquisa aponta impactos causados no mercado de trabalho pelo ChatGPT

ChatGPT impactos

Profissionais da matemática, auditoria e contabilidade são os mais passiveis a automatização

Um estudo realizado pela OpenAI em conjunto com a Universidade da Pennsylvania e OpenResearch revelou que o ChatGPT pode provocar uma série de impactos no mercado de trabalho. A pesquisa apontou as profissões com 100% de possibilidades de serem influenciadas pelo processo de automatização: Matemática, auditoria, contabilista, jornalista e designers de interface web e digital lideram o ranking.

Porém, os impactos não se restringem as ocupações descritas acima, e sim as relacionadas à programação e escrita. A ferramenta tecnológica pode proporcionar de maneira mais rápida e eficiente a execução de tarefas. Especialistas de Gestão de Pessoas não encaram como o fim de linha para profissionais do mundo do trabalho.               

Para Bruno Martins, CEO da Trilha Carreira Interativa, é muito cedo para diagnosticar eliminação de carreiras. Ele encara com tranquilidade os avanços da tecnologia. Para o profissional da área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, a inteligência artificial proporciona mais produtividade e não a supressão de profissões: “No mercado de trabalho, a IA (Inteligência Artificial) vai exigir que profissionais utilizem a tecnologia de forma mais aprofundada e constante e que se dediquem menor tempo para tarefas exaustivas e que tenham mais disponibilidade para projetos criativos, originais e estratégicos” enfatiza o CEO.

Para o CEO da Trilha Carreira Interativa, o levantamento revelou o alto custo que deve ser considerado no processo de automação. “Neste contexto, acredito na manutenção e investimento no capital humano para atender a demanda do cliente”, finaliza Bruno Martins.

AUTOMAÇÃO – A automatização faz parte do processo produtiva há séculos. Surgiu na Inglaterra no século XVIII, quando ocorreu a Revolução Industrial, um grande desenvolvimento tecnológico e que consolidou o processo de formação do sistema capitalista que se espalhou pela Europa, Japão e Estados Unidos.

A velocidade nas transformações tecnológicas contemporâneas surpreende o mundo. Na década de 1950, o pai da computação, Alan Turing, especulou que um dia as máquinas teriam o mesmo poder de processamento do cérebro humano.

Em 1966, o supercomputador Deep Blue surpreendeu o mundo ao vencer uma partida de xadrez do mestre estrategista enxadrista Garry Kasparov. E desde então, muitas inovações assustam o mundo, porém, os processos adaptativos minimizam os riscos e levam o surgimento de novas profissões. As inovações tecnológicas são como obras inacabadas, seus autores não se arriscam a escrever o último capítulo.

Mais Notícias