A criação de um site envolve muitos fatores, já que não é qualquer página que se destaca no cenário digital. É necessário que este tenha qualidade visual, conteúdo relevante e, principalmente, ofereça o que o público busca.
Existem elementos essenciais para que um site seja bem-sucedido e traga bons resultados para o seu negócio. No artigo de hoje, traremos as principais dicas para a construção de um site de sucesso, confira.
Design
Ao criar um site, devemos nos preocupar em conseguir um design limpo e intuitivo, ou seja, que tenha disponível a localização de informação, assim como organização de abas, direcionamento de páginas, identidade visual e paleta de cores. Tais detalhes são importantes para ajudar na navegação e experiência do usuário.
Velocidade de carregamento
Esse é um fator que influencia e muito no rankeamento nos mecanismos de busca. Isso porque, para o Google, a experiência do usuário é muito importante, além disso, o tempo de carregamento de uma página pode levar à desistência, o que pode significar a perda de uma venda.
Questões que podem influenciar na velocidade de carregamento são textos, imagens, sons e vídeos. Fique atento para não pesar tanto no layout quanto no conteúdo.
Responsividade
Este também é um fator importante para a retenção de usuários na sua página, já que grande parte das pessoas utilizam seus celulares a maior parte do tempo, seja para entretenimento, seja para pesquisas. Um site não adaptado para telas de smartphones podem causar muito desconforto na leitura do usuário, por isso, invista em um site responsivo para todos os dispositivos móveis.
SEO
As técnicas de SEO são cruciais para alavancar seu conteúdo nos mecanismos de pesquisas e atrair um maior número de visitantes. Isso envolve a escolha de palavras-chave de maneira estratégica, não se esquecendo também de um conteúdo de qualidade.
Blog
Como falamos anteriormente, um site com um excelente design, ótimo uso do SEO, com carregamento rápido e responsivo não alcançará seu público alvo sem conteúdo útil, atrativo e informativo. Por isso, invista em um blog em seu site para publicar conteúdos relevantes para o seu nicho de mercado, assim, você terá chances de se tornar um especialista no assunto, ganhando relevância e credibilidade, o que auxilia e muito a alcançar os melhores posicionamentos.
Contato
Na home page, deve ser disponibilizado aos visitantes os principais canais de comunicação da empresa, como endereço, telefone, e-mail e redes sociais. É interessante também disponibilizar um formulário para a solicitação de informações ou cotações, já que essa é uma excelente ferramenta de geração de lead.
O chat online e botão direito do WhatsApp também são ótimas opções para facilitar a comunicação e tirar dúvidas na hora que a pessoa precisar
Google Analytics
O Google Analytics é um dos principais softwares gratuitos de análise de dados da web, permitindo que você receba informações dos visitantes, de onde eles vêm e como eles têm se comportado na sua página.
A ferramenta torna possível conhecer melhor o seu público e identificar a possibilidades de melhorias no layout, navegação e marketing digital.
Ter um site não é mais uma opção, mas sim uma obrigação para as empresas que querem se destacar não só no mundo digital, mas também no físico, já que a internet é o primeiro lugar onde as pessoas vão procurar soluções para as suas dúvidas. Por isso, a criação de um site não pode faltar para quem quer ser notado online.