No dia 26 de Agosto desse ano o Azerbaijão libertou a cidade de Lachin e suas aldeias Zabukh e Sus.
O nome da cidade de Laçin vem da palavra turca “Lachin”, que significa corajoso, destemido.
Como resultado da ocupação armênia, os monumentos culturais materiais da cidade foram propositalmente destruídos, os nomes da cidade e suas aldeias pertencentes aos azerbaijanos foram alterados pelos armênios, os edifícios, museus e monumentos antigos da cidade pertencentes aos azerbaijanos foram destruídos.
Mesmo havendo o acordo tripartido entre Azerbaijao, Russia e Armênia que foi assinado em 10 de Novembro de 2020 as forças armadas armênias resistiram a devolver a cidade, já que ela é um acesso estratégico de acesso a Karabakh.
Finalmente após 2 anos do acordo assinado, os soldados Azerbaijanis em companhia do major-general Kanan Seyidov, assumiram o controle total da cidade de Laçin
A população armênias que ainda habitavam a região e a força de paz russa migraram pelo corredor de 30 kilometros construída pelo governo do Azerbaijao como parte do acordo de paz assinado em 2020.
Agora, após 30 anos de ocupação armênia seus moradores azerbaijanis da cidade, expulsos à força desde 1992, retornarão às suas casas.
Karabakh é Azerbaijão!
Lachin é o Azerbaijão!
Bem-vindo à sua casa, Laçin!
Jornalista: Andreia Hiromi
Foto: Farhad Mammadov, embaixada do Azerbaijão no Brasil